Cofinanciado por:
Compete Logo Portugal 2020 Logo União Europeia Logo
Para ver outras rotas da sua seleção anterior
Icon Share Icon Print Icon Download GPX Icon Multimedia Page

No litoral algarvio, conheça a Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica que lhe permite o acesso direto a várias praias e que se destaca por integrar a rede europeia de rotas cicláveis, ligando Vila Real de Santo António ao Cabo Norte na Escandinávia, percorrendo todo a costa portuguesa até Caminha, no norte do país.

Esta Rota atravessa todo o Algarve, ligando Vila Real de Santo António (Este) ao Cabo de S. Vicente (Oeste), numa extensão de 214 km também designada por Ecovia do Litoral, subindo depois cerca de 50 km até Aljezur, na costa sudoeste. O traçado desta via, que dá a conhecer paisagens magníficas ao longo da costa, passa por cidades, vilas e por áreas de natureza preservada, como o Parque Natural da Ria Formosa e o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, e inclui zonas de circulação exclusiva a veículos não-motorizados e outras de tráfego misto em estradas e caminhos com reduzida circulação.

O percurso começa (ou acaba) junto à antiga Alfândega em Vila Real de Santo António, cidade com uma localização privilegiada: a foz do Rio Guadiana a nascente, a praia a sul, o pinhal a poente e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim a norte, e que é, também, ponto de confluência com a Grande Rota do Guadiana que o poderá levar noutras aventuras pelo interior do Algarve. De Vila Real de Santo António siga em direção a Monte Gordo, Altura e Manta Rota, uma zona lagunar com importante valor ecológico. Aqui, o percurso convida-o a repor energias deliciando-se com iguarias do mar até chegar a Cacela Velha, paragem imperdível para admirar uma das melhores vistas sobre a Ria Formosa. No concelho de Tavira, o percurso passa na proximidade das vilas de Santa Luzia e de Luz de Tavira e segue por Olhão, cidade que se destaca pela sua história e arquitetura, até Faro.

Da Doca de Recreio de Faro seguirá em direção a Vale de Lobo e à Quinta do Lago, em plena Reserva Natural da Ria Formosa. Percorrendo a marginal de Quarteira, a Rota passa em Olhos de Água e Vilamoura e chega a Albufeira, cidade plena de animação. Passando por Armação de Pêra e Lagoa, chega a Ferragudo, uma pitoresca povoação de pescadores, situada em frente à cidade de Portimão.

Portimão é conhecida pelas excelentes praias de areais imensos com águas quentes e calmas. Seguindo viagem chega a Lagos, zona lagunar muito procurada por diversas espécies de aves e onde vale a pena visitar as suas igrejas, museus, castelo e as muralhas de onde se pode desfrutar belas vistas sobre a cidade, a baía e a serra de Monchique. Na chegada a Sagres, a sua Fortaleza domina a paisagem e o Cabo de São Vicente é paragem obrigatória. Este ponto emblemático faz também ligação com a Via Algarviana e com a Rota Vicentina.

O percurso até aqui descrito faz parte da Ecovia do Litoral, um percurso ciclável de 214 quilómetros que liga Vila Real de Santo António ao Cabo de São Vicente, atravessando 12 concelhos ao longo da faixa litoral meridional do Algarve.

Se quiser continuar a percorrer a Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica, pode subir, ainda no Algarve, até Aljezur, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O difícil vai ser decidir o que visitar primeiro, se o interior, se a costa oeste de Portugal ou se segue viagem sempre pelo litoral até ao Cabo Norte na Escandinávia.

Se esta Rota é a sua escolha, consulte os Programas das empresas, no caso de preferir uma viagem organizada ou os Serviços de apoio disponíveis que vai encontrar ao longo do seu caminho.